magano - определение. Что такое magano
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:     

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое magano - определение

MUNICÍPIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, BRASIL
Magano; Bairro do magano; Miracica; Iratama; São Pedro (Garanhuns); Garanhuense

magano         
adj Alegre, malicioso, travesso
sm
1 Indivíduo de baixa condição.
2 Negociante de escravos.
3 Aquele que tem expedientes para enganar.
4 Contratador de animais.
5 Indivíduo jovial, folgazão, travesso.
garanhuense         
adj (top Garanhuns+ense) Relativo a Garanhuns, cidade e município de Pernambuco
s m+f Pessoa natural desse município.
Magán         
Magán é um município da Espanha na província de Toledo, comunidade autónoma de Castilla-La Mancha, de área 29 km² com população de 1989 habitantes (2006) e densidade populacional de 51,64 hab/km².

Википедия

Garanhuns

Garanhuns é um município brasileiro do agreste do estado de Pernambuco, distante 230 quilômetros da capital pernambucana, Recife. Ocupa uma área de 458,552 km², sendo 7,11 km² formando o perímetro urbano e 451,44 km² formando a zona rural. Em 2021, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou sua população em aproximadamente 141.347 habitantes, sendo o nono mais populoso município pernambucano, o terceiro mais populoso do interior do estado e o segundo mais populoso da região do agreste pernambucano.

Originalmente, suas terras eram ocupadas por povos índigenas do ramo dos Cariris, quando, por volta do século XVII, brancos e negros fugidos da sujeição dos holandeses ocuparam as regiões de brejos, lá estabelecendo-se em aldeias esparsas. Em 29 de setembro de 1658, o mestre de campo Nicolau Aranha Pacheco, o capitão Cosmo de Brito Cação, Antonio Fernandes Aranha e Ambrósio Aranha de Farias receberam, do governador na época em exercício, André Vidal de Negreiros, uma sesmaria com cerca de 20 léguas de extensãoː um dos lotes da sesmaria se localizava nos campos de Garanhuns e outro lote se localizava em Panema. Nesse mesmo ano, foi fundado o Sítio Garcia, situado na região onde atualmente se localiza o distrito sede do município.

Garanhuns é o centro mais diversificado do agreste meridional, sendo polo de 32 municípios, concentrando, em seu entorno, mais de um milhão de habitantes. Garanhuns é, também, um centro regional de saúde e educação. O município, pelo seu diversificado comércio e oferta de serviços, tem no turismo, um importante fator de geração de emprego, renda e desenvolvimento, dispondo de uma grande rede de empresas prestadoras de serviços e de hotéis. Em julho, a cidade sedia o Festival de Inverno de Garanhuns, que, anualmente, atrai milhares de turistas de todo o mundo.